Tuesday, September 28, 2010


ENCONTRO da CULTURA ECOLÓGICA

10 de Outubro de 2010

Praça Parigot de Souza . Cascavel, Paraná


Nós da organização dos Encontros da Cultura Ecológica temos a satisfação em comunicar e divulgar a realização da sexta edição do evento, que acontece anualmente desde 2004 em Cascavel, Paraná.

Como desde o primeiro encontro, a organização ocorre de forma coletiva e autogestionada, com base no comprometimento e atuação de indivíduos engajados socialmente, envolvidos com os pilares da cultura da paz: arte, ciência e espiritualidade.

Para esta 6ª edição, pensamos em estimular ainda mais a participação da sociedade em geral, especialmente dos grupos e pessoas já despertos para o trabalho coletivo baseado no amor e na consciência, seja no campo artístico, terapêutico, científico, religioso, político ou econômico.

Desta forma abrimos ainda mais o Encontro para as manifestações que compartilham a visão holística e otimista em relação ao mundo e à atuação dos seres humanos no presente e no futuro.

Portanto, isto se trata de um convite à participação colaborativa dos que simpatizaram com o que foi escrito acima. Um convite para que ajudem a construir esse evento, manifestando suas habilidades, abrindo-se ao coletivo, expondo artes, ideias, projetos, produtos, serviços...

Em especial, pensamos na participação ativa de:

  • Terapeutas, abrindo espaço para encontros e trocas de experiências, além da divulgação de seus trabalhos e apresentação de técnicas, criando um ambiente de relaxamento e cura durante o 6º Encontro.

  • Músicos, atores e artistas em geral, para inspirar os demais participantes através da arte e ainda articular movimentações coletivas, abrindo espaços para atuações e exposições na cidade e região.

  • Professores de todas as áreas, para que sintam a ecologia profunda e difundam a cultura da paz entre seus alunos e colegas.

  • Ambientalistas e organizações ecologistas, para que avancemos na formação de uma rede regional.

Haverá espaço suficiente para exposições, montagem de barraca, estandes, mesas e painéis. Não haverá custo para expositores. Para saber mais entre em contato pelo e-mail encontro-cultural-ecologico@googlegroups.comf ou pelos telefones 9982-4778 e 9127-1985.


Informações gerais em 10 pontos:


1 - Não existem custos para participação no 6º Encontro da Cultura Ecológica, no entanto, serão aceitas doações e colaborações espontâneas que ajudarão a cobrir custos de organização e divulgação.

2 - Para participar basta comparecer e interagir, não havendo qualquer restrição quanto à idade, sexo ou religião.


3 – Fique à vontade para trazer lanches, chimarrão, tererê, instrumentos musicais, malabares, artesanatos, um pano para deitar na grama e qualquer outra coisa que você queira compartilhar ou mostrar (menos bebidas alcoólicas e outras substâncias tóxicas).


4 – Ao chegar na praça, localize-se em algum dos mapas espalhados pelo local e procure as atividades de seu interesse. É claro que você vai andar pela praça inteira...


5 – Durante todo o evento uma central de comunicações vai estar funcionando, fornecendo informações gerais e registrando os contatos das pessoas que gostariam de participar dos trabalhos e atividades da cultura ecológica em Cascavel e região. Se você tem algo a oferecer ao Encontro, quer expor alguma arte, ministrar oficinas ou rodas temáticas, venha falar com a gente ne

sta central.


6 - Haverão espaços de comercialização de alimentos funcionando durante todo o dia do evento, oferecendo comidas naturalmente saudáveis e alguns sabores inovadores por preços acessíveis. De repente você ainda encontrará algumas frutas frescas pela praça. Venha preparad@ para o café, almoço e lanche da tarde!


7 - Haverão ainda outros espaços de comercialização de artesanatos e produtos da economia solidária. Portanto traga um tanto de dinheiro para levar alguma lembrança pra casa ou comprar um presente para sua mãe. É importante fazer circular nossas riquezas entre as pessoas e empreendimentos engajados em uma economia alternativa e mais responsável!


8 - Na parte da tarde, após as apresentações teatrais haverão as rodas temáticas. Serão como pequenas palestras, apresentação de painéis ou rodas de conversas sobre assuntos variados como: cultura indígena Guarani; calendário Maia; terapia Ayurveda...


9 - Já as oficinas serão atividades mais práticas, onde você vai aprender alguma técnica, experimentar alguma arte ou fazer exercícios e danças. Para participar de algumas delas, serão necessários alguns de

talhes:

    • Tai dai: é uma técnica de pintura/tingimento de tecidos. Traga roupas e panos brancos para aprender e praticar.

    • Dança contato improvisação: venha com roupas leves.


10 - Pedimos à colaboração de tod@s no sentido de evitar ao máximo a utilização de bebidas alcoólicas durante o evento, bem como qualquer outro tipo de substâncias psicoativas. Queremos criar um ambiente saudável, onde crianças e adultos possam conviver e se divertir sem depender de elementos que alterem vossas consciências artificialmente. Respirar fundo e dançar são atividades que promovem imenso prazer e podem ser feitas por qualquer um!

Veja um pouco do que rolou no último Encontro da Cultura Ecológica em 2009:

http://burucutu.blogspot.com/2009_10_01_archive.html

http://www.youtube.com/watch?v=9LcGYj3eCV8

http://www.youtube.com/watch?v=cWObsFUJniM


1 comment:

Martin Ewert said...

O querido Thiago,
obrigado de coração pela força!
Gostariamos muito de ir ao encontro já pela terceira vez que não podemos participar pela distância e o tempo que está curto.
Mas quem sabe conseguimos alguma carona e aparecemos aí no domingo...
Puxa, podiamos organizar este encontro de cultura ecológica em outros lugares, Curitiba por exemplo poderia sediar um próximo.
Namestê