Thursday, December 17, 2009
Wednesday, November 11, 2009
Foz do Iguaçu
De 20/11 a 24/11/2009
É um indicador sistêmico desenvolvido no Butão, um pequeno país do Himalaia. O conceito nasceu em 1972, elaborado pelo rei butanês Jigme Singya Wangchuck. Desde então, o reino de Butão, com o apoio do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), começou a colocar esse conceito em prática, e atraiu a atenção do resto do mundo com sua nova fórmula para medir o progresso de uma comunidade ou nação. Assim, o cálculo da “riqueza” deve considerar outros aspectos além do desenvolvimento econômico, como a conservação do meio ambiente e a qualidade da vida das pessoas.
FIB é baseado na premissa de que o objetivo principal de uma sociedade não deveria ser somente o crescimento econômico, mas a integração do desenvolvimento material com o psicológico, o cultural e o espiritual – sempre em harmonia com a Terra.
As nove dimensões do FIB são:
1) BEM-ESTAR PSICOLÓGICO
Avalia o grau de satisfação e de otimismo que cada indivíduo tem em relação a sua própria vida. Os indicadores incluem a prevalência de taxas de emoções tanto positivas quanto negativas, e analisam a auto-estima, sensação de competência, estresse, e atividades espirituais.
2) SAÚDE
Mede a eficâcia das políticas de saúde, com critérios como auto-avaliação da saúde, invalidez, padrões de comportamento arriscados, exercício, sono, nutrição, etc.
3) USO DO TEMPO
O uso do tempo é um dos mais significativos fatores na qualidade de vida, especialmente o tempo para lazer e socialização com família e amigos. A gestão equilibrada do tempo é avaliada, incluindo tempo no trânsito, no trabalho, nas atividades educacionais, etc.
4) VITALIDADE COMUNITÁRIA
Foca nos relacionamentos e interações nas comunidades. Examina o nível de confiança, a sensação de pertencimento, a vitalidade dos relacionamentos afetivos, a segurança em casa e na comunidade, a prática de doação e de voluntariado.
5) EDUCAÇÃO
Leva em conta vários fatores como participação em educação formal e informal, competências, envolvimento na educação dos filhos, valores em educação, educação ambiental, etc.
6) CULTURA
Avalia as tradições locais, festivais, valores nucleares, partipação em eventos culturais, oportunidades de desenvolver capacidades artísticas, e discriminação por causa de religião, raça ou gênero.
7) MEIO AMBIENTE
Mede a percepção das cidadãos quanto a qualidade da água, do ar, do solo, e da biodiversidade. Os indicadores incluem acesso a áreas verdes, sistema de coleta de lixo, etc.
8) GOVERNANÇA
Avalia como a população enxerga o governo, a mídia, o judiciário, o sistema eletoral, e a segurança pública, em termos de responsibilidade, honestidade e transparência. Também mede a cidadania e o envolvimento dos cidadãos com as decisões e processos políticos.
9) PADRÃO DE VIDA
Avalia a renda individual e familiar, a segurança financeira, o nível de dívidas, a qualidade das habitações, etc.
ATENÇÃO: Para estudantes não há custo de inscrição, somente haverá caso queiram se hospedar em Foz.
PROGRAMAÇÃO
6ª feira, 20 de novembro
15:30 Abertura com a presença do Primeiro Ministro de Butão
e representates governamentais do Brasil
17:30 Painel: A Necessidade para Novos Indicadores de Progresso:
Jon Hall (OECD) and John Helliwell (U. of British Columbia, Canada)
19:00 Jantar e Programa Cultural
Sábado, 21 de novembro
09:00 Plenária: Senadora Marina Silva, Brazil
Painel 1: FIB na Prática: Cases do Butão (Dasho Karma Ura) e Canadá (John Helliwell e Michael Pennock)
11:00 Intervalo
11:30 Painel 2: FIB na Prática: Cases de Brasil e Oxford Poverty Human Development Initiative Discussão : World Café
13:00 Almoço
14:00 Painel: A Importância dos Indicadores Alternativas e Limitações do PIB:
Prof. Eric Zencey, USA e Nic Marks (New Economic Foundation, UK)
15:00 Talk Show: FIB nas Empresas
16:30 Intervalo
17:00 Apresentações Simultâneas
19:00 Jantar e Programa Cultural
09:00 Plenário: Leonardo Boff, Teólogo
Painel: FIB na Educação
11:30 Intervalo
12:00 Painel: FIB na Vida Pessoal: Vida, Tempo e Dinheiro
13:00 Almoço
14:00 Apresentações Simultâneas
16:00 Intervalo
16:30 Discussões em grupo e feedback
19:00 Jantar e Programa Cultural
2a feira, 23 de novembro
09:00 Discussões em grupo (“Espaço Aberto”):
Estratégias para Aplicar FIB na Prática e Conclusões Finais
13:00 Almoço
14:00 Passeio turístico até as Cataratas do Iguaçu
3a feira, 24 de novembro
09:00 Passeio turístico até o Refúgio Biológico Bela Vista da Itaipu Binacional
WWW.FELICIDADEINTERNABRUTA.ORG.BR
Friday, October 16, 2009
Mais uma grande celebração
Mais um bom momento de reflexão coletiva
Saímos de lá realimentados, com novas parcerias firmadas e mais uma satisfação por levar adiante as propostas desse evento
Realizamos um cadastro entre o público participante e verificamos as intenções em se intensificar as atividade culturais ecológicas na cidade de Cascavel. Agora estamos organizando os contatos e articulando a Rede da Cultura Ecológica para fazer permancer acesa a chama da Cultura de Transição e suas experiências práticas, cotidianas e profundas.
Seguem aí outras fotos do 5º Encontro da Cultura Ecológica e em breve mas informações sobre as próximas atividades:
Friday, October 02, 2009
Friday, September 18, 2009
Wednesday, September 02, 2009
Auto-gestão e Economia solidária
Permacultura e Agroecologia
Ecologia profunda e Transições sócio-culturais
~
Convidamos as pessoas e grupos que simpatizem com as propostas da Cultura Ecológica e queiram expor seus produtos, idéias e projetos durando todo o dia 20 de Setembro de 2009, na Feira da Sustentabilidade que acontecerá durante todo o 5º Encontro da Cultura Ecológica na praça Parigot de Souza (Praça do Country) em Cascavel. Haverá espaço suficiente para exposições, montagem de barraca, estandes, mesas e painéis. Não haverá custo para expositores. A comissão organizadora analisará as intenções.
Camila Gnoato: (45) 9911-4193 - camilagnoato@hotmail.com
Thiago Gonçalves: (45) 3225-3114 - tapashbr@yahoo.com.br
Os mesmos contatos servem para maiores informações.
Paz
Monday, August 31, 2009
Saturday, August 22, 2009
Wednesday, August 12, 2009
Tuesday, July 28, 2009
Monday, June 22, 2009
Thursday, May 21, 2009
Monday, May 04, 2009
Estamos em transição! Crise é momento de perigo, mas também de muita oportunidade. A mudança essencial agora é a transição de uma civilização que só visa o crescimento econômico industrial para uma civilização que procura a sustentabilidade da vida. Um sistema econômico dependente de crescimento infinito e lucros cada vez maiores é suicida, levando em conta a rapidez com que a Terra é transformada em bens consumíveis, armamentos e lixo. Já sabemos que nossas necessidades podem ser satisfeitas sem destruir o planeta. Temos tecnologias e recursos para produzirmos alimento e energia suficientes, assegurar água e ar puros e deixar um mundo saudável para aqueles que virão depois.
Essa grande transição se move em dimensões ou frentes de ação simultâneas:
- Resistência para salvar o que resta e diminuir a destruição infringida ao planeta e seus seres. Ações políticas, legislativas e jurídicas, denúncias, protestos, boicotes, desobediência civil, consumo responsável... Trabalhos deste tipo ganham tempo, salvam algumas vidas, algumas espécies, ecossistemas e culturas, preservam algo da diversidade genética para a sociedade sustentável que virá.
- Desmistificar os pilares da sociedade industrial e criar alternativas. É fundamental entender as causas que nos prendem a uma economia insaciável que usa nossa Terra como puro estoque de suprimentos e como esgoto e também perceber a fragilidade do sistema – e o quanto é dependente de nossa obediência. As alternativas estruturais vão sendo construídas ao mesmo tempo em que aprendemos como o atual sistema funciona. Novos arranjos sociais e econômicos estão brotando da cooperação comunitária, sem esperar que nossos políticos intercedam. Fluindo da nossa criatividade, em nome da vida, estas ações podem parecer marginais, mas elas contêm as sementes do futuro: cooperativas de consumidores, eco-vilas, grupos de estudo e meditação, agroecologia apoiada pela comunidade, restauração de mananciais, criação de moedas locais, práticas permaculturais na cidade e no campo, jardins comunitários, redução do consumo, recuperação das sabedorias ancestrais na cura, na alimentação e na educação, utilização de energias mais facilmente renováveis, igualdade de poder social entre homens e mulheres nas decisões e participações de todos os níveis.
- Nova consciência e novos níveis de entendimento e percepção do mundo, criando os valores que irão sustentar as alternativas florescentes. Revolução cognitiva, despertar espiritual, câmbio paradigmático, lembrando-nos que o universo é vivo e que o mundo é um todo sagrado! A nova percepção contém muitos ingredientes: ecologia profunda, pensamento sistêmico, eco-feminismo, eco-psicologia, antigas sabedorias shamânicas e espiritualistas. Salva-nos de sucumbir ao pânico ou à paralisia. Ajuda-nos a resistir à tentação de enfiar nossa cabeça na areia.
Por aqui, na região Oeste paranaense, estamos construindo e colaborando com sinais dessa transição que vão surgindo em forma de contatos diretos com a terra, na construção de jardins de alimento, hortas, composteiras caseiras, reaproveitando o lixo orgânico; apoio à agricultura orgânica e ecológica local; formação de grupos de cooperação, grupo de compras, encontros culturais, discussões, meditações coletivas; incentivos à produção artística local; estudos individuais e coletivos sobre a nova consciência: agroecologia, permacultura, terapias naturais, ciência ecológica, economia solidária.
Wednesday, April 29, 2009
Tuesday, March 17, 2009
Em busca de Unidades Sustentáveis
Início às 10:00 horas
Apresentações de Idéias e Projetos
Palestra sobre Libertação Animal
Almoço Vegan
Documentário de Prout e Neo Humanismo
RUA: MINAS GERAIS, 1036 Casa Branca da esquina. fone: 3224-6767 ou 9911-4193 - Camila
Friday, February 20, 2009
é de graça
Reunião pra fazer acontecer: limpeza de terreno, construção de terraços e canteiros, manutenção da composteira, plantio de algumas espécies, produção de mudas...
01/03/2009 D0MINGO ÀS 9:00 DA MANHÃ
Organizando a abordagem na Horta:
- CONHECENDO O ESPAÇO + LEITURA DA PAISAGEM
- CONHECENDO OS RECURSOS DISPONÍVEIS
- PLANEJAMENTO - Criatividade + Conhecimento
- Possibilidades
- Intenções
- Design
- AÇÃO
- Cuidar do Solo: mulch, compostagem, adubação verde, esterco
- Construir Canteiros: terraços, mandalas, espirais, lineares
- Plantas: produção de mudas, sementes, conhecer os tipos (ervas medicinais/aromáticas, hortaliças, leguminosas, frutiferas, arbóreas, bambu, trepadeiras)
- Cultivo: plantio, consórcios, alelopatia, controle biológico, fertilidade, água, sol, vento, época, colheita
RUA: MINAS GERAIS, 1036 casa branca da esquina. fONE: 3224-6767 - Camila
TRAGA SUA ENXADA E OUTRAS FERRAMENTAS DE JARDINAGEM
Jantar Compra Coletiva
ॐ
COOPERAÇÃO + SUSTENTABILIDADE + SAÚDE
100% PRODUTOS ORGÂNICOS VALOR
AÇUCAR MASCAVO - A GRANEL 3.50
ACUCAR BRANCO 1kg 2.50
AMENDOIM COM CASCA (KG) 5.00
AMENDOIM SEM CASCA (KG) 6.50
BATATA DOCE (KG) 1.20
BERGAMOTA (KG) 1.00
BOLACHA SORTIDA(KG) 9.45
BRÓCOLIS (UN) 2.00
CAFÉ PO ORGANIVIDA(500gr) 6.95
CENOURA(KG) 1.35
CHUCHU(KG) 1.00
ERVA MATE(KG) 3.50
FARINHA DE MANDIOCA(KG) 4.00
LARANJA UMBIGO(KG) 2.00
MACARRÃO(KG) 5.85
MANTEIGA(KG) 5.00
MARACUJÁ(KG) 2.00
Mel (1kg) 8.60
MEL (500gr) 4.30
MELADO(KG) 3.50
PEPINO PARA FAZER CONSERVA(KG) 2.25
PEPINO SALADA(KG) 1.20
PIPOCA (KG) 3.50
POLVILHO AZEDO (KG) 3.65
POLVILHO DOCE (KG) 3.45
POLEN DE FLOR ( 100g) 8.00
PROPOLIS (30ml) 6.50
QUEIJO (KG) 9.10
SCHMIER (DOCE DE FRUTAS)800G 5.20
TOMATE 1º 2.60
TOMATE 2º 1.20
SUCO DE UVA (500 ML) 5.20
VAGEM (KG) 2.80
VINHO COLONIAL (2LTS) 10.40
GERGELIN (250 GR) 2.90
GUARANA EM PO - A GRANEL - KG 42.00
GUARANA EM PO - 125 GR PCT 8.00
GUARANA EM PO - 70 GR 7.00
GUARANA EM CAPSULAS 7.00
FARINHA DE TRIGO INTEGRAL (KG) 3.00
FARINHA DE TRIGO INTEGRAL (4KG) 11.40
FARINHA DE TRIGO INTEGRAL - A GRANEL 2.40
FARINHA DE CENTEIO (KG) 3.50
FARINHA DE CENTEIO (3KG) 10.40
FARINHA DE SOJA (500 GR) 2.50
FARINHA DE SOJA - A GRANEL - KG 3.35
FARINHA DE TRIGO (4KG) 7.55
FARINHA DE TRIGO - A GRANEL 2.50
FARINHA DE CENTEIO - A GRANEL 2.85
FUBÁ 1KG 1.60
FUBA - GRANEL 1.50
FIBRAS DE TRIGO - A GRANEL 2.15
FIBRAS DE ARROZ - A GRANEL 2.40
FIBRAS DE TRIGO (500 gr) 1.95
FIBRAS DE ARROZ (500 gr) 2.60
ARROZ QUEBRADO (2KG) 3.10
ARROZ POLIDO (5KG) 13.65
ARROZ INTEGRAL (KG) 3.65
ARROZ INTEGRAL - A GRANEL 3.00
ARROZ POLIDO - A GRANEL 2.60
SOJA EM GRÃO (KG) 1.95
SOJA EM GRÃO - A GRANEL 1.80
TRIGO EM GRÃO (KG) 1.95
TRIGO EM GRAO - A GRANEL 1.80
Obs: Produto a granel quantia minima de 10kg
ENVIO DA LISTA ATÉ 28/02/2009
fax:3224.6767 ou email:camilagnoato@hotmail.com
Entrega dos produtos: 07/03/2009 - Jantar
**As terças-feiras Tai Chi-Praça Wilson Jofre
às 7:00 da manhã. Gratuito!
**Aos Domingos Meditação Coletiva
Rua: Presidente Kennedy, n°1246
Wednesday, February 11, 2009
Vamos reencontra os amigos neste domingo 15/02/2009 à partir das 15:00 horas, para juntos fazermos um som, partilharmos alguns alimentos e trocarmos idéias, na linda Praça Parigot de Souza – Praça do Country.
Convidamos quem tiver algum material que queira expor e partilhar conosco é muito bem-vindo! Convidem a família e amigos...
Esperamos por vocês!
Monday, January 19, 2009
Grupo de Compras Coletivas de Orgânicos
Grupo de consumo consciente
Mande um email para compracoletiva@grupos.com.br e receba a lista de produtos orgânicos mensalmente.
Terças-feiras às 7:00 da manhã Tai Chi na Praça Wilson Jofre. Gratuito!
Aos Domingos Meditação Coletiva – DharmaChakra na Rua: Presidente Kennedy, n°1246 .
As quintas, sábados e domingos na Feira do Produtor o Sr. Airton Arezi está com a banca de legumes e verduras orgânicas